Em 2025, os donos de pequenas empresas enfrentam um cenário exigente, mas repleto de oportunidades para quem sabe se adaptar. Segundo o relatório Small Business Now: Growth in Motion, da Constant Contact, mais de 1.600 empreendedores dos EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá revelam uma realidade de otimismo estratégico: ao invés de recuar, esses empresários estão evoluindo com o apoio da tecnologia, inovação no marketing e um foco certeiro no relacionamento com o cliente.
Tecnologia como motor de crescimento
Hoje, 91% dos empreendedores atribuem à tecnologia um papel crucial no sucesso de seus negócios. E ela vai além das ferramentas básicas: 72% já planejam usar inteligência artificial (IA) em suas ações de marketing este ano. Entre os usos mais populares estão a criação de conteúdo (37%), a análise de dados de clientes (32%) e a personalização da experiência do consumidor (31%).
Marketing que vai além das redes sociais
As mídias sociais seguem sendo uma porta de entrada para o marketing, mas os pequenos empresários estão diversificando. O e-mail marketing, antes subestimado, agora é visto por 33% deles como um canal com alto potencial de fidelização e conversão. O SMS também começa a ganhar espaço, embora ainda seja pouco explorado: apenas 15% das PMEs o utilizam um número que pode crescer à medida que se reconhece seu alto poder de engajamento.
Resiliência com os pés no chão
Apesar dos desafios como aumento de custos e mudanças nas preferências do consumidor 45% dos entrevistados acreditam que seus negócios crescerão neste ano. A maioria sabe que tirar uma empresa do papel é difícil: 52% reconhecem as dificuldades, mas 95% afirmam que empreender valeu a pena e fariam tudo de novo. O orgulho (57%) e a empolgação com o futuro (71%) são sentimentos dominantes entre eles.
Olhar para o futuro
A nova geração de empreendedores está construindo o sucesso com base em três pilares: adaptação constante, inovação tecnológica e foco humano. Eles sabem que, mesmo com a imprevisibilidade do mercado, seguir conectados às necessidades do cliente, testando novas estratégias e adotando ferramentas digitais será decisivo.
A mensagem é clara: em um mundo em constante transformação, a chave não é apenas resistir, mas evoluir. E é exatamente isso que os empreendedores resilientes estão fazendo.