• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Bahia 17/06/2015

Novas ambulâncias melhoram serviço para os usuários do SUS

Novas ambulâncias melhoram serviço para os usuários do SUS

Resultado do empenho do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em reduzir custos para ampliar e melhorar o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), 20 novas ambulâncias foram adquiridas, equipadas e entregues a unidades públicas de saúde de Salvador e do interior da Bahia. A entrega das chaves dos veículos, juntamente com a assinatura dos termos de transferência, que permite a destinação das ambulâncias para as referidas unidades, foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

 

Foram investidos R$ 1,26 milhão para adquirir e equipar os veículos. Segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a gestão tem se esforçado para reduzir as despesas e reverter a economia em benefícios para a população. “Estamos renovando contratos com vantagem para o Estado, estimulando os diversos setores [da Sesab] a reduzirem o consumo de energia elétrica, telefonia e todos os tipos de insumos da secretaria para que sobre mais dinheiro. E [com isso] possamos comprar novos equipamentos, ampliar [o número de] leitos hospitalares, construir novos hospitais e comprar ambulâncias”.

 

Cinco das 20 ambulâncias foram destinadas para a Central Estadual de Regulação, sete para unidades hospitalares da Sesab localizadas na capital e os demais veículos seguiram para unidades de saúde do interior. Conforme o diretor financeiro do Hospital Geral Luis Viana Filho, em Ilhéus, Frederico Menezes, a unidade presta assistência a toda a região. “Há a necessidade, inclusive, de algumas vezes, acontecer a regulação para outros municípios, outras unidades hospitalares. Portanto, sempre há uma grande necessidade de transporte, às vezes até para vir à capital”.

 

Exames

Já a diretora do Hospital Couto Maia, em Salvador, Ceuci Nunes, informou que os exames de imagem solicitados aos pacientes da unidade “são todos feitos fora”. Por esta razão, a nova ambulância ajuda a reduzir o tempo de espera para os deslocamentos. “Temos seis a dez saídas [de pacientes] por dia”.

 

Uma das principais unidades públicas de saúde da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) também foi contemplado com uma nova ambulância. De acordo com o gestor responsável pelo HGC, José Valter Júnior, o veículo “vai melhorar a qualidade da assistência do hospital, porque dependemos de transportar pacientes para fazer exames, principalmente radiológicos, como radiografia e ressonância”.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar