• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Cultura 17/06/2015

Com o tema A Namoradeira, decoração do São João da Bahia já está pronta

Com o tema A Namoradeira, decoração do São João da Bahia já está pronta

A Namoradeira é o tema da decoração do São João no Centro Histórico de Salvador de 2015. Inspirada nas bonecas tradicionais da cultura popular da Bahia, normalmente feitas de cerâmica e colocadas nas janelas das casas, a arte está por todas as partes do local. O Largo do Pelourinho, o Terreiro de Jesus e o Largo do Cruzeiro de São Francisco já estão prontos para o São João. As ruas do entorno também receberam adereços especiais, totalizando 35 mil metros de bandeirolas  sustentadas por 5.800m de cabo de aço.

 

Toda a decoração é confeccionada em Ibirataia, cidade a 340 quilômetros de Salvador. Cinquenta pessoas trabalharam diretamente nas peças, fora a mão de obra de apoio, segundo informa a artista plástica Telma Calheira, responsável pelo trabalho, junto com o empresário Baldomero Trindade.

 

No Terreiro de Jesus, um chapéu mexicano e balões decorados de três metros cada um são os principais elementos da decoração. Bem perto, no Cruzeiro de São Francisco, impõem-se três pórticos com três namoradeiras diferentes cortejadas por seis bonecos de quatro metros que aparecem tocando, oferecendo flores e tirando o chapéu, em reverência à namoradeira.

 

Um pórtico feito de coração todo em flores iluminadas aparece como mais uma atração. Todos eles foram feitos com material que lembra as casas de taipa. No Largo do Pelourinho, outro chapéu mexicano com uma gambiarra e várias luminárias criam a impressão de que o público está em um arraiá. Ali se encontram 10 modelos de namoradeiras diferentes em janelas decoradas com cortinas de chitão. Entre as ruas decoradas estão a Gregório de Mattos, Laranjeiras, Alfredo de Brito, Inácio Accioli e João de Deus.

 

Fonte: http://www.saojoaobahia.com.br/


Bahia Tempo Real no ar