• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Salvador 15/05/2023

Prefeitura capacita profissionais para colaborar no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil

Prefeitura capacita profissionais para colaborar no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil

A Fundação Cidade Mãe realizou na quinta-feira (11), na unidade Bariri das Artes, no Engenho Velho de Brotas, uma roda de conversa sobre medidas que podem ser adotadas no enfrentamento ao crime de exploração sexual infanto-juvenil na capital baiana. O evento foi voltado ao corpo técnico da fundação e reuniu 140 trabalhadores dos Centros de Convivência Sócio assistencial (CCS), casas de acolhimento e área administrativa da FCM.

 

Participaram do bate-papo representantes do Ministério Pública da Bahia (MP-BA), Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e do Conselho Tutelar. A atividade fez parte das ações do município dentro da campanha Maio Laranja, que enfatiza a importância das discussões que envolvem o combate à violência sexual de crianças e adolescentes.

 

O coordenador do Conselho Tutelar III – Brotas, Rogério Rodrigues, participou da roda de conversa e compartilhou com o público informações sobre o papel do órgão, quando a sociedade pode acioná-lo e quais são as medidas de proteção que podem ser aplicadas para proteger a criança e o adolescente.

 

"O índice de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual tem aumentado, então a gente vê que esse trabalho é uma forma educativa de orientar as pessoa e capacitá-las para caso ocorra um evento ela saiba como proceder. Precisamos diminuir esse índice e a responsabilidade não é só dos órgãos, é da sociedade também", alertou.

 

A chefe de gabinete da Fundação, Aline Gomes, explicou que a roda de conversa teve como base a proposta da FCM de promover, através de ações, a garantia de direitos do público infantojuvenil da capital baiana. "A gente precisa primeiramente se engajar nesse processo, ser agentes de proteção, e também capacitar nossa equipe. A gente acredita que todos devemos ir para o enfrentamento e conscientizar para denunciar, através do Disque 100, todo e qualquer tipo de violência contra a criança e o adolescente", afirmou.

 

Denúncia anônima – Ao perceber alguma violência contra crianças e adolescentes é possível denunciar anonimamente através do telefone Disque 100, canal que recebe denúncias gratuitas 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

 

Há ainda a possibilidade de acionar um dos 18 Conselhos Tutelares de Salvador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou contatar o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP) por meio do telefone 181.

 

Maio Laranja – Ainda neste mês de maio, no dia 29, a Fundação promoverá uma nova formação direcionada aos gestores e seu corpo técnico que terá como tema o recém-inaugurado Núcleo de Escuta Especializada. A sede da FCM terá um núcleo para acolher as crianças e adolescentes que passaram por violações. O evento também está previsto para ocorrer no auditório da instituição, às 14h.

 

Fonte: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


Bahia Tempo Real no ar