• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Coronavírus 24/06/2020

Vacina tríplice viral pode combater sintomas da Covid-19? Cientistas investigam

Vacina tríplice viral pode combater sintomas da Covid-19? Cientistas investigam

A vacina tríplice viral pode ter um efeito atenuante sobre os sintomas da Covid-19. De acordo com um artigo publicado na revista científica mBio, da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), a vacina que protege contra rubéola, sarampo e caxumba criaria uma imunidade inata treinada, fortalecendo os sistemas de defesa do organismo para atuarem contra as infecções provocadas pelo novo Coronavírus.

 

Assinado pelos cientistas Paul Fidel Jr, da Universidade Estadual da Louisiana, e Mairi Noverr, da Escola de Medicina de Nova Orleans, o estudo trabalha apenas com uma hipótese que já pode ser amplamente testada, já que não há contraindicações para a vacina. Profissionais da linha de frente no combate ao Covid-19, como médicos, enfermeiros e auxiliares, seriam os maiores beneficiados no momento.

 

"Vacinas atenuadas parecem ter alguns benefícios não-específicos além da imunidade contra o patógeno-alvo", afirma Fidel, segundo nota da ASM. "Um teste clínico com a tríplice viral em populações de alto risco pode funcionar como medida preventiva de baixo risco no salvamento de vidas durante a pandemia de Covid-19", explica.

 

Nos testes de laboratório, a vacina demonstrou ser eficaz contra a infecção do pulmão, sintoma que se manifesta nos pacientes mais graves de Covid-19. A hipótese dos pesquisadores é reforçada por eventos observados entre marinheiros do navio USS Roosevelt: recentemente, 955 marinheiros contraíram a doença e desenvolveram sintomas leves, mas apenas um foi hospitalizado. Por padrão, todos os recrutas precisam tomar ou reforçar a vacina tríplice viral.

 

Populações que moram em locais com campanhas frequentes de vacinação, observaram os pesquisadores, apresentaram menor taxa de mortalidade por Covid-19. O fato de que crianças desenvolvem poucos sintomas também poderias ser, em parte, explicado pela exposição aos anticorpos e ativação da imunidade no primeiro ano de vida.

 

Pessoas que já tomaram a vacina há mais tempo precisariam de um reforço para obter os efeitos, especificamente, contra a Covid-19. Apesar de a proteção contra sarampo, caxumba e rubéola serem de longo prazo, a ativação dos anticorpos para atenuar os sintomas não tem tanta longevidade.

 

Segundo os estudiosos, os resultados ainda não são conclusivos para justificar campanhas de vacinação nacionais. No entanto é recomendável que profissionais mais expostos ao novo Coronavírus recebam um reforço da vacina. Além de não ter efeitos colaterais, uma nova inoculação melhora a resposta do corpo contra as doenças-alvo e aumenta as defesas contra infecções.

 

É importante lembrar que, para o público em geral, as melhores maneiras de evitar os sintomas e transmissão da Covid-19 são distanciamento social, boa higiene pessoal e uso de máscaras em áreas comuns e espaços públicos.

 

Fonte: https://administradores.com.br/


Bahia Tempo Real no ar