A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador criou 13 novas linhas de ônibus para reforçar o atendimento em bairros como Barbalho, Alto de Coutos, Lobato, Cabula, entre outros. Além dessas, outras cinco linhas foram reativadas por solicitação dos moradores de diferentes localidades. Cem novos ônibus também foram entregues para a renovação da frota do transporte público da cidade.
Entre as linhas criadas direcionando às estações estão:
De acordo com a Semob, as 11 primeiras linhas foram criadas para conectar bairros a estações de transbordo, facilitando a integração para diferentes destinos da cidade. A linha 1235-03 Sussuarana x Patamares foi criada após pedidos da comunidade, ampliando o atendimento às faculdades na Avenida Pinto de Aguiar, com volta expressa que garante maior agilidade e redução de intervalos.
A pasta também destacou que as alterações passam por avaliação técnica para definir possibilidades de melhorias, como ampliação de frota ou novos horários. Foi o caso da linha 1715-02 Fazenda Grande 4/3/2 R2 x Terminal Águas Claras, criada após solicitação de moradores, com três horários no início da manhã.
Além das 13 novas linhas, outras cinco foram reativadas:
Com exceção da linha 1515, que retoma o trajeto do Conjunto Pirajá até a Ribeira, beneficiando especialmente idosos que buscam atendimento médico na região, as demais linhas fortalecem o acesso dos bairros aos terminais de transbordo, ampliando as opções de deslocamento em Salvador.
Informações do O consumidor
Crédito: Ascom Semob