• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Salvador 14/07/2025

Salvador Reduz Mortes de Motociclistas no Trânsito em 37% no Primeiro Semestre de 2025

Salvador Reduz Mortes de Motociclistas no Trânsito em 37% no Primeiro Semestre de 2025

Nos seis primeiros meses de 2025, Salvador registrou uma importante queda nas mortes de motociclistas em acidentes de trânsito. Segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), foram 22 óbitos registrados no período, contra 35 no mesmo intervalo de 2024 uma redução de 37%.

Considerando todos os tipos de acidentes com vítimas fatais na cidade, a queda foi de 19%. Em 2025, 61 pessoas perderam a vida no trânsito da capital baiana, frente a 75 no primeiro semestre do ano anterior. O número de mortes entre condutores de carros caiu de quatro para três (-25%), e entre ciclistas, de dois para um.

Para o superintendente da Transalvador, Diego Brito, o resultado é positivo, mas exige continuidade e atenção:
"Cada vida preservada mostra que estamos no caminho certo com nossas ações de segurança viária. No entanto, é preciso continuar reduzindo os sinistros. A participação da população é essencial nesse processo."

Entre as ações adotadas para esse cenário de melhoria, destaca-se a implantação da primeira motofaixa da cidade, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), fruto de estudos da autarquia. A medida integra um conjunto de estratégias para aumentar a segurança dos motociclistas, público cada vez mais presente nas ruas da cidade.

Outras iniciativas incluem campanhas educativas, como a veiculada no maio Amarelo, distribuída em canais como TV, rádio, painéis digitais e outdoors, além de fiscalizações presenciais e por videomonitoramento. Também foram feitos investimentos em redesenho viário e obras que dificultam manobras perigosas, como conversões irregulares.

Salvador, segundo Brito, assumiu o compromisso com a ONU de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030. "Mais do que um acordo internacional, é um pacto com a vida dos soteropolitanos. Com o crescimento da frota, especialmente de motos, é fundamental que todos adotem atitudes responsáveis nas ruas."

Atualmente, Salvador possui mais de 1,15 milhão de veículos e motos registrados, sem contar os que vêm de cidades vizinhas. Apenas a frota de motos cresceu 38,5% entre 2020 e 2025, passando de 160.792 para 222.653 unidades, evidenciando o desafio constante em promover um trânsito mais seguro e humano.

 

Fonte: https://modaisemfoco.com.br


Bahia Tempo Real no ar