• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Tecnologia 05/11/2023

Até 74% dos aplicativos coletam mais informações sobre você do que deveriam

Até 74% dos aplicativos coletam mais informações sobre você do que deveriam

Quase 87% dos aplicativos Android e 60% dos aplicativos iOS solicitam acesso a funções do dispositivo não relacionadas ao seu desempenho, revela uma nova pesquisa da NordVPN .

 

Os pesquisadores de segurança cibernética e privacidade da NordVPN analisaram os aplicativos móveis mais populares do mundo em 18 categorias. Até 14% dos aplicativos coletam mais dados desnecessários do que o necessário para o desempenho dos aplicativos e apenas 8% dos aplicativos não coletam dados desnecessários. Em média, uma em cada cinco permissões solicitadas não era necessária para a funcionalidade do aplicativo.

 

"Um número significativo de aplicativos móveis que usamos diariamente solicita acesso a funções do dispositivo não relacionadas ao seu desempenho. E a maioria dos usuários concede licença ao aplicativo para espionar, mesmo sem ler os termos e condições. Os usuários devem sempre considerar se o aplicativo precisa de determinados dados para realizar seu trabalho antes de tocar em 'Aceitar', porque os dados coletados podem ser usados ??contra nossos interesses. É especialmente importante estar mais atento a algumas categorias de aplicativos que são mais intrusivos, como mídias sociais ou aplicativos de mensagens", afirma Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN .

 

A pesquisa revelou que 42% de todos os aplicativos solicitam permissões relacionadas às atividades dos usuários fora do aplicativo real, o que significa que seu objetivo é coletar dados sobre os usuários em outros aplicativos e sites. Além disso, 37% dos apps estudados solicitam acesso à localização do usuário, 35% à câmera, 22% à galeria de fotos e 16% ao microfone.

 

Aplicativos de mídia social e mensagens são os que mais preocupam

Aplicativos de redes sociais, mensagens, navegação e namoro exigem o número mais significativo de permissões em comparação com outras categorias. Eles também estão na liderança ao solicitar permissões desnecessárias. Em média, os aplicativos de redes sociais solicitam dez permissões desnecessárias, os aplicativos de navegação pedem nove permissões, os de namoro – seis, e os de mensagens – cinco.

 

Os usuários do Android podem ser os menos preocupados com os aplicativos de jogos. Eles solicitam apenas 10 permissões e, em média, pedem menos de uma permissão desnecessária. Embora os aplicativos de comida e bebida no iOS solicitem em média menos de três permissões, em termos de permissões desnecessárias, os aplicativos de produtividade estão na liderança porque quase não coletam dados desnecessários.

 

A região do Leste Asiático é uma zona vermelha no mapa de privacidade

Embora a categoria seja um preditor mais forte de quantas permissões e dados os aplicativos solicitam, há também um efeito geográfico. Em média, os aplicativos do Leste Asiático solicitam a maior quantidade de permissões em geral, bem como permissões desnecessárias  Hong Kong e Taiwan dominam os gráficos do Android e do iOS. Ao mesmo tempo, os aplicativos Android do Japão e de Cingapura também têm uma forte presença.

 

Isso provavelmente decorre de dois aspectos. Por um lado, diferentes regiões têm diferentes ambientes regulatórios. Mas, ao mesmo tempo, esses números são influenciados pela natureza dos aplicativos populares estudados. Os países do Leste Asiático são piores em termos de permissões devido à combinação do amplo uso de ferramentas de mídia social, bem como mangás e outros aplicativos de mídia", diz Warmenhoven.

 

Por outro lado, os aplicativos do México fizeram o menor número de solicitações de permissão desnecessárias e até mesmo o menor número geral de solicitações de permissão para Android. Para iOS, os aplicativos da Espanha e dos EUA fizeram o menor número de solicitações gerais, enquanto os aplicativos da Espanha, dos EUA, da Itália e da Polônia fizeram o menor número de solicitações desnecessárias.

 

Como proteger sua privacidade em aplicativos

Para proteger sua privacidade em aplicativos, Adrianus Warmenhoven oferece estas medidas preventivas:

 

  • Baixe nas lojas oficiais. As lojas de aplicativos não oficiais nem sempre terão sistemas para verificar se um aplicativo é seguro antes de ser publicado e disponível para download. Além disso, obter um aplicativo de uma fonte não oficial acarreta o risco de ele ser modificado por criminosos.
  • Leia a política de privacidade do aplicativo antes de fazer o download. Verifique quais informações o aplicativo rastreará e o que compartilhará com terceiros. Se você não estiver satisfeito com o nível de privacidade, procure uma alternativa.
  • Conheça suas permissões de dados. Ao baixar um aplicativo, você será solicitado a conceder várias permissões para acessar seus dados. Certifique-se de que eles façam sentido para você. Se você já possui um aplicativo, revise todas as permissões e desative aquelas que você não deseja ou precisa, e considere excluir os aplicativos que solicitam muitas permissões (especialmente se não forem necessárias para a funcionalidade do aplicativo). Você deve prestar atenção especial às permissões como câmera, microfone, armazenamento, localização e lista de contatos.
  • Limite as permissões de localização. Muitos aplicativos solicitam acesso aos serviços de localização do seu telefone, portanto, saiba a quais aplicativos você concedeu acesso. É melhor permitir que os aplicativos rastreiem sua localização apenas durante o uso do aplicativo, em vez de o tempo todo.
  • Não faça login automaticamente com contas de redes sociais. Se você estiver fazendo login em um aplicativo com sua conta de mídia social, o aplicativo poderá coletar informações da conta e vice-versa.
  • Exclua aplicativos que você não usa. Se um aplicativo não estiver sendo utilizado na tela e você não estiver obtendo nada dele, exclua-o. Provavelmente, ele ainda coleta dados sobre você, mesmo que você não os esteja usando.

 

Fonte: https://www.sitepronews.com/
Imagem cortesia de Unsplash


Bahia Tempo Real no ar