• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Bahia 29/06/2023

Bi centenário da Independência da Bahia comemorada no dia 2 de julho

Bi centenário da Independência da Bahia comemorada no dia 2 de julho

A independência da Bahia, comemorada no dia 2 de julho, é um marco histórico importante para o Brasil. Ela ocorreu no ano de 1823, durante o processo de independência do país em relação a Portugal.

 

Após a proclamação da independência do Brasil em 1822 por Dom Pedro I, as províncias brasileiras iniciaram um movimento para garantir sua autonomia em relação ao domínio português. A Bahia, na época uma das províncias mais importantes e estratégicas, foi palco de intensas batalhas entre as tropas brasileiras e as tropas portuguesas.

 

Em fevereiro de 1822, Portugal envia uma expedição militar com o objetivo de recolonizar a Bahia. As forças portuguesas, aliadas aos defensores do sistema colonial, entraram em confronto com os brasileiros que lutavam pela independência. Essa resistência foi liderada por figuras notáveis ??como o General Pedro Labatut e o Brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo.

 

A resistência dos brasileiros foi intensa e durou mais de um ano, com batalhas sangrentas na cidade de Salvador, capital da Bahia. A população baiana se une em defesa da independência, incluindo escravos, negros libertos e pessoas de diversas camadas sociais.

 

A batalha final aconteceu no dia 2 de julho de 1823, quando as tropas brasileiras conseguiram expulsar definitivamente as forças portuguesas da cidade de Salvador. Essa vitória foi um momento crucial na consolidação da independência do Brasil e representa a resistência do povo baiano contra o domínio colonial.

 

Desde então, o  2 de julho é comemorado como o Dia da Independência da Bahia, sendo considerado um dos feriados mais importantes do estado. A data é marcada por desfiles cívicos, manifestações populares, apresentações culturais e uma série de eventos que celebram a história e a cultura da Bahia. É um momento de orgulho e reflexão sobre a luta pela liberdade e a construção da identidade baiana.


Bahia Tempo Real no ar