• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Bahia 01/07/2023

Bahia comemora a independência em 2 de julho

Bahia comemora a independência em 2 de julho

A Bahia comemora a independência em 2 de julho por causa dos eventos históricos que ocorreram nessa data em 1823. O 2 de julho marca a vitória das forças brasileiras, lideradas pelos baianos, sobre as tropas portuguesas, na chamada Batalha de Pirajá, durante a Guerra da Independência do Brasil.

 

Após a declaração de independência do Brasil em 1822, o processo de consolidação da autonomia nacional criou resistência das tropas portuguesas estacionadas em diversas partes do país. Na Bahia, especificamente, as tropas portuguesas se mantiveram fiéis à coroa de Portugal e ocuparam a cidade de Salvador.

 

No entanto, o povo baiano se manteve contra a dominação portuguesa, inspirado por figuras como o general Pedro Labatut e o ex-escravo e soldado Lucas Dantas. As forças brasileiras organizaram uma resistência e conseguiram derrotar os portugueses em uma batalha que ocorreu nos arredores de Salvador, na região conhecida como Pirajá, no dia 2 de julho de 1823.

 

Essa vitória significou a expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia e consolidou a independência do Brasil na região. A data ficou marcada como um momento de grande significado para os baianos e para a história do país, sendo considerado um símbolo da luta pela independência e da resistência contra o domínio estrangeiro.

 

Desde então, o 2 de julho é comemorado na Bahia como um feriado estadual, conhecido como "Dia da Independência da Bahia" ou "Data Magna da Bahia". Durante as comemorações, ocorrem desfiles cívicos, apresentações culturais, manifestações populares e atos em memória aos heróis que lutaram pela independência. A data representa o orgulho e a valorização da história e da identidade baiana.


Bahia Tempo Real no ar