• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Segurança 16/05/2023

As 10 principais ameaças de segurança móvel que devemos observar.

As 10 principais ameaças de segurança móvel que devemos observar.

As ameaças à segurança móvel evoluem constantemente, mas aqui estão dez das principais ameaças que devem ser observadas atualmente:

 

 

1.            Malware móvel: O malware projetado especificamente para dispositivos móveis é uma das principais ameaças. Pode roubar informações pessoais, controlar o dispositivo ou torná-lo inutilizável.

 

2.            Aplicativos maliciosos: Aplicativos móveis maliciosos podem ser baixados de lojas de aplicativos não oficiais ou de fontes não permitidas. Esses aplicativos podem conter malware, spyware ou adware, comprometendo a segurança do dispositivo e dos dados armazenados.

 

3.            Phishing móvel: Os ataques de phishing não se limitam mais a e-mails e sites falsos. Agora, também ocorrem em dispositivos móveis, através de mensagens de texto, aplicativos de mensagens e redes sociais. Os usuários são enganados para fornecer informações pessoais, como senhas e dados bancários.

 

4.            Redes Wi-Fi públicas inseguras: Conectar-se a redes Wi-Fi públicas e não seguras pode expor os dispositivos móveis a ataques. Os hackers podem interceptar o tráfego e roubar informações, como senhas e dados bancários.

 

5.            Roubo físico de dispositivos: O roubo ou perda de dispositivos móveis é uma preocupação constante. Além da perda física do dispositivo, os dados armazenados nele podem ser acessados por pessoas não autorizadas.

 

6.            Vulnerabilidades do sistema operacional: As vulnerabilidades de segurança no sistema operacional móvel podem ser exploradas por hackers para ganhar acesso não autorizado ao dispositivo e aos dados armazenados nele.

 

7.            Acesso não autorizado a dados do aplicativo: alguns aplicativos móveis podem ter falhas de segurança que permitem a terceiros o acesso não autorizado a dados, como informações de login, informações pessoais e até mesmo dados bancários.

 

8.            Ataques de força bruta: Os ataques de força bruta envolvem uma tentativa repetitiva de adivinhar senhas até encontrar a correta. Os dispositivos podem ser alvos desses ataques, móveis especialmente se as senhas forem fracas ou facilmente previsíveis.

 

9.            Ataques de engenharia social: Os ataques de engenharia social visam manipular os usuários para que revelem informações avançadas ou executem ações indesejadas. Isso pode ser feito através de chamadas falsas, mensagens de texto ou e-mails persuasivos.

 

10.          Ataques de aplicativos não seguros: alguns aplicativos móveis podem ter vulnerabilidades de segurança que permitem que hackers acessem dados ou recursos do dispositivo. Isso pode ocorrer quando os aplicativos não estão atualizados ou têm medidas de segurança insuficientes.

 

É importante estar ciente dessas ameaças e tomar medidas para proteger seus dispositivos móveis, como usar soluções antivírus, baixar aplicativos apenas de fontes protegidas, evitar redes Wi-Fi públicas inseguras e manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados.

 

Imagem: Pixabay


Bahia Tempo Real no ar