• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Segurança 16/04/2023

Guarda Civil intensifica patrulhamento preventivo em escolas municipais de Salvador

Guarda Civil intensifica patrulhamento preventivo em escolas municipais de Salvador

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) intensificou o reforço do patrulhamento nas escolas municipais da capital baiana. As equipes realizam rondas diárias, acompanhando a movimentação de estudantes, professores e funcionários e desenvolvendo ações educativas. Cerca de 60 escolas foram mapeadas e são alvos do patrulhamento constante.

 

A medida ocorre após determinação do prefeito Bruno Reis, que anunciou uma série de ações de segurança para as escolas municipais. Entre elas está o início de uma ronda da Guarda Municipal nas unidades de ensino da cidade, visando garantir a proteção de estudantes e profissionais da Educação.

 

Algumas das unidades de ensino que receberam a ação foram às escolas municipais Julieta Viana e Oswaldo Cruz, situadas na Avenida Barros Reis e Rua Professor Francisco de Menezes, respectivamente. Durante a ação, os profissionais se apresentaram para os alunos, conversaram com professores e explicaram a importância do trabalho da Guarda Civil no ambiente escolar e da aproximação com as comunidades.

 

Para a diretora da Escola Municipal Julieta Viana, Gilmara Santana, com as rondas ocorrendo de forma rotineira, a comunidade escolar vai transformar a forma de encarar o trabalho do grupamento. "As crianças e os pais começam a ter um outro olhar sobre o trabalho da ronda, porque quando a Guarda Civil vem de forma preventiva as crianças começam a observar que eles não vieram porque há um problema, mas sim para evitar que tenha. Esse novo olhar para a comunidade vai ser bacana", reforçou. A escola atende 388 alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental I.

 

O trabalho da GCM na Escola Oswaldo Cruz também foi produtivo. O vice-diretor do turno matutino, Rodrigo Serpa, destacou que a escola está informando aos pais e familiares sobre as rondas para que eles se tranquilizem ao enviar os filhos para estudar.

 

"Tanto neste momento quanto em todos os outros é importante ter essa parceria com a Guarda Civil para trazer a sensação de segurança para os estudantes e trabalhadores da Educação. O primeiro ponto para termos uma boa educação  e evolução do aprendizado dos alunos é ter um ambiente bom e seguro para eles", afirmou. No local são beneficiadas pouco mais de 400 crianças, do grupo 4 ao 5º ano.

 

Operação – O coordenador de Operações Patrimoniais da Guarda Civil, Jackson Santos, explicou que o trabalho da GCM será executado de forma que as escolas possam estabelecer parcerias com o grupamento. Segundo ele, a Guarda Civil estará presente nas escolas para garantir que os estudantes, professores e trabalhadores se sintam seguros.

 

"Vamos executar rondas em todas as escolas e a ideia é sempre abranger o maior número de unidades possível, principalmente nas em que estiverem ocorrendo algum tipo de ameaça. Podemos dar dicas de segurança, e a Guarda tem muito a oferecer nesse sentido, principalmente através do nosso Núcleo de Prevenção", detalhou.

 

A Central de Operações da GCM pode ser acionada através do número (71) 3202-5312 e ainda por meio do WhatsApp (71) 99623-4955.

 

Fonte: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/
Fotos: Lucas Moura/ Secom


Bahia Tempo Real no ar