A estátua feita de cobre do Rei Pelé, segurando a Taça Jules Rimet, conquistada na Copa de 1970, teve seus braços roubados por vândalos e estava passando por uma restauração. Recuperado, o monumento deve voltar à Arena Fonte Nova, mas não no mesmo local de antes. A estátua ficava localizada na Ladeira da Fonte das Pedras, mas a ideia é que agora ela fique em uma área interna do novo estádio.
O retorno ainda não tem data prevista, mas segundo o secretário estadual para assuntos da Copa, Ney Campello, a ideia é que ela seja recolocada na partida do Bahia contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, e conte com a participação do Rei Pelé.
Preservação - O gerente de Sítios Históricos da Fundação Gregório de Matos, Marco Antônio, preservar monumentos históricos em Salvador é um desafio muito grande. O gerente afirma que é muito difícil vigiar cada obra das ações dos vândalos.
""Mesmo com a Guarda Municipal é praticamente impossível vigiar cada um desses monumentos. Por isso, é muito importante que a própria comunidade ajuda a manter essas obras, preservando nossa história e evitando o desperdício de recursos”, disse Marco Antônio.