• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Esporte 23/03/2013

21 de julho BA X VI de 1ª divisão

21 de julho BA X VI de 1ª divisão

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou ontem a tabela básica do Brasileirão 2013, sem os clássicos regionais nas duas últimas rodadas, decisão instituída pela entidade, acatando o pedido dos clubes que disputam o torneio nacional. Para os torcedores baianos o Brasileirão 2013 terá um gostinho especial, o retorno do maior clássico do Norte/Nordeste uma década depois. A primeira rodada do Brasileirão está marcada para o dia 26 de Maio. Na ocasião o Vitória recebe o Internacional, em Salvador, enquanto o Bahia enfrenta o criciúma fora de casa. A última rodada será em 8 de dezembro, onde o Tricolor baiano joga contra o atual campeão Brasileiro, Fluminense e o Rubro-negro duela com o vice-campeão de 2012, Atlético Mineiro.

 

O tão esperado clássico Ba-Vi na primeira divisão do Brasileiro, será dia 21 de julho, com mando de campo do Vitória, e o segundo confronto está marcado para 9 de outubro, com mando de campo do Tricolor. As duas partidas serão realizadas na Nova Arena, reformada para sediar os jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.  Por conta da realização da Copa das Confederações, o campeonato Brasileiro ficará paralisado por cerca de um mês, entre os dias 9 de junho a 7 de julho. Os locais e os horários dos jogos ainda não foram divulgados.

 

Retrospectiva

A última vez que Bahia e Vitória se enfrentaram na principal competição nacional foi em 12 de outubro de 2003, no Estádio Manoel Barradas, onde o time rubro-negro ganhou do tricolor por 2 a 1, com gols de Samir e Alessandro Goiano para o Vitória e Preto Casagrande descontando para o Bahia. Mas o último jogo na antiga Fonte Nova foi em 15 de junho do mesmo ano onde o Bahia venceu por 2 a 1, com gols de Lino e do artilheiro Nonato. Desde então os clubes só duelaram na Série B em 2005 e na Terceira Divisão do campeonato, em 2006. A partir daí, Bahia e Vitória não voltaram mais a se encontrar em nenhuma divisão. O Vitória trilhou um caminho de retorno à Série A, sendo rebaixado em 2010. Já o Bahia amargou mais um ano na Série C e outros três na Segunda Divisão, retornando à elite em 2010, ano em que o rival caiu para a 2ª divisão.

 

Escolhido ano passado como o 2° melhor torneio do mundo, perdendo apenas para o Campeonato Espanhol, o Brasileirão é sempre recheado de emoções e surpresas. A Série A da competição, chamada “elite do futebol” conta com 20 clubes disputando às vagas para Libertadores, Copa do Brasil, e o título de campeão brasileiro. Alguns clubes lutam para não cair à segunda divisão e no final do torneio uma coisa é garantida, sempre há uma torcida que comemora à taça de campeão e quatro equipes lamentam o rebaixamento. Na temporada de 2012 o Vitória disputava a Série B e após uma bela campanha no 1° turno e uma irregular campanha no 2° turno, conquistou o acesso à primeira divisão na última rodada empatando em 1 a 1 com o Ceará no Estádio Manoel Barradas. Já o Bahia fez o inverso. Apesar de também só garantir a permanência na elite no ultimo jogo, ganhando do já rebaixado Atlético-Go, por 1 a 0 fora de casa, o tricolor baiano fez uma péssima campanha no 1° turno e na segunda etapa da competição conseguiu expressivos triunfos se livrando do rebaixamento.


Bahia Tempo Real no ar