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Governo 13/08/2025

Audiência Pública da ALBA discute implantação do VLT em Simões Filho

Audiência Pública da ALBA discute implantação do VLT em Simões Filho

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por meio da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma audiência pública itinerante para debater o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com moradores de Simões Filho e do subúrbio ferroviário de Salvador. O encontro ocorreu no Centro Comunitário São João Batista, no Conjunto Habitacional Ilha de São João, e foi proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT).

O evento reuniu representantes da sociedade civil, especialistas e autoridades. Entre os participantes da mesa estavam o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Maciel; o vereador de Simões Filho, Gláuber Lima; o vereador de Salvador, Cláudio Tinoco; o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin) e ex-vereador de Salvador, Tiago Ferreira; e o representante da Comissão de Acompanhamento das Obras do VLT (CAO), Edicarlos Souza.

Integração e desenvolvimento econômico

Durante a audiência, Robinson Almeida ressaltou que o VLT de Salvador é a maior obra de mobilidade urbana em andamento no país e terá impacto direto na integração metropolitana, impulsionando o desenvolvimento de Salvador e Simões Filho.

“O VLT vai revolucionar Salvador e Simões Filho. Não é apenas uma obra de mobilidade, mas também um vetor de progresso, capaz de atrair restaurantes, bares, universidades, unidades de saúde e fortalecer o comércio local, gerando novas oportunidades de emprego e renda”, afirmou o deputado.

Características e prazos do projeto

O diretor de obras da CTB, Eracy Maciel, apresentou os detalhes técnicos e destacou que a intervenção vai além do transporte. Estão previstas obras de drenagem pluvial, duplicação de vias, intervenções urbanísticas, restauração de edificações e melhorias de infraestrutura. A previsão é que a primeira etapa seja entregue em 2026 e a conclusão total em 2028.

O VLT terá três linhas, totalizando 36,4 km de extensão e 34 paradas:

  • Linha 1 – Lote 1: Estação Calçada até Ilha de São João (16,6 km, 18 paradas, dois pátios de manutenção, orçamento de R$ 1,42 bilhão). Já foram assentados 9 km de trilhos, com 29,86% da obra concluída. Prazo de 40 meses. Uma extensão de 3,6 km até o Comércio terá seis paradas e investimento de R$ 113 milhões.
  • Linha 2: Estrada do Derba até Estação Rodoviária de Águas Claras (9,2 km, oito paradas, integração com o metrô, orçamento de R$ 1,08 bilhão). Obra com 16,92% executada e prazo de 50 meses.
  • Linha 3: Águas Claras até Piatã (passando pelas avenidas 29 de Março e Orlando Gomes, com integração ao metrô do Bairro da Paz, orçamento de R$ 791 milhões, prazo de 50 meses). Ordem de serviço prevista para início de 2026.

A audiência reforçou o papel do VLT como instrumento de transformação urbana e de melhoria na qualidade de vida, além de representar um marco para o transporte público na Bahia.

Fonte: https://www.al.ba.gov.br


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