A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por meio da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma audiência pública itinerante para debater o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com moradores de Simões Filho e do subúrbio ferroviário de Salvador. O encontro ocorreu no Centro Comunitário São João Batista, no Conjunto Habitacional Ilha de São João, e foi proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT).
O evento reuniu representantes da sociedade civil, especialistas e autoridades. Entre os participantes da mesa estavam o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Maciel; o vereador de Simões Filho, Gláuber Lima; o vereador de Salvador, Cláudio Tinoco; o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin) e ex-vereador de Salvador, Tiago Ferreira; e o representante da Comissão de Acompanhamento das Obras do VLT (CAO), Edicarlos Souza.
Integração e desenvolvimento econômico
Durante a audiência, Robinson Almeida ressaltou que o VLT de Salvador é a maior obra de mobilidade urbana em andamento no país e terá impacto direto na integração metropolitana, impulsionando o desenvolvimento de Salvador e Simões Filho.
O VLT vai revolucionar Salvador e Simões Filho. Não é apenas uma obra de mobilidade, mas também um vetor de progresso, capaz de atrair restaurantes, bares, universidades, unidades de saúde e fortalecer o comércio local, gerando novas oportunidades de emprego e renda, afirmou o deputado.
Características e prazos do projeto
O diretor de obras da CTB, Eracy Maciel, apresentou os detalhes técnicos e destacou que a intervenção vai além do transporte. Estão previstas obras de drenagem pluvial, duplicação de vias, intervenções urbanísticas, restauração de edificações e melhorias de infraestrutura. A previsão é que a primeira etapa seja entregue em 2026 e a conclusão total em 2028.
O VLT terá três linhas, totalizando 36,4 km de extensão e 34 paradas:
A audiência reforçou o papel do VLT como instrumento de transformação urbana e de melhoria na qualidade de vida, além de representar um marco para o transporte público na Bahia.
Fonte: https://www.al.ba.gov.br