• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Carnaval 26/02/2024

Crea-BA divulga balanço da fiscalização no Carnaval 2024

Crea-BA divulga balanço da fiscalização no Carnaval 2024

A equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) buscou garantir a segurança das estruturas de palcos, camarotes, praticáveis e trios elétricos no período do Carnaval, a partir da fiscalização do exercício legal da profissão da engenharia com o objetivo de ajudar a coibir práticas que possam prejudicar a segurança das pessoas envolvidas no maior evento de festa popular do mundo.

 

Em virtude dessa fiscalização, o Crea-BA registrou a atuação de 100 profissionais de diversas áreas e aproximadamente 45 empresas de engenharia inscritas no Conselho que estiveram envolvidas na execução das atividades técnicas da festa momesca. Foram emitidas pelos profissionais de engenharia mais de 500 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que registra as atividades desenvolvidas pelos profissionais de engenharia. Durante a ação, o Crea-BA registrou, em Salvador, 200 Relatórios de Fiscalização Preventiva, que identifica possíveis casos de exercício ilegal da profissão.

 

"Nossa atuação auxilia na prevenção de acidentes e garante qualidade e segurança nas obras e serviços técnicos, a medida em que faz exigências quanto à necessária participação de profissionais devidamente habilitados no desenvolvimento das atividades de engenharia nos diversos empreendimentos visitados. Garantindo assim, a adoção de padrões e normativos técnicos que contribuem para um ambiente seguro e de qualidade”, afirmou o supervisor de fiscalização do Crea-BA, Arildson Araújo.

 

A central de vistoria dos trios também passou por uma intensa fiscalização, com 127 veículos vistoriados, incluindo trios, mini/micro trios, carros de apoio e carros de som/alegóricos. Com o envolvimento de 15 profissionais de engenharia, foram emitidas 412 ARTs, assegurando a conformidade e segurança dos equipamentos utilizados nos desfiles.

 

Além das atividades em Salvador, a fiscalização se estendeu a diversas localidades do estado durante os meses de janeiro e fevereiro, incluindo Maragojipe, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Cairu, Prado, Rio de Contas, Amélia Rodrigues, Barreiras, Juazeiro, Cachoeira, Praia do Forte (Mata de São João), Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Porto Seguro e Lençóis, demonstrando o comprometimento do Crea-BA com a segurança e a qualidade em todo o território baiano.

 

Sobre o Crea-BA:

 

O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

 

Mais informações: www.creaba.org.br


Bahia Tempo Real no ar