• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Tecnologia 13/01/2022

O que é 5G

O que é 5G

Grande parte de nossas vidas hoje em dia acontece online, seja através de mídias sociais, compras online ou simplesmente navegando em busca de informações. Muito em breve, tudo isso ficará muito melhor graças às mudanças na tecnologia sem fio. Muitas operadoras conhecidas anunciaram que  lançarão o 5G . Esta geração de redes móveis está a caminho de se tornar o novo padrão global.

O que isso significa para o consumidor? Em poucas palavras, todos os seus dispositivos conectados à web se tornarão extremamente rápidos, você poderá desfrutar de latências super baixas durante os jogos e haverá uma maior disponibilidade. Os recursos de alto desempenho são tão superiores aos fornecidos pelo 4G que capacitarão os usuários a desfrutar de experiências totalmente novas. Pode até ser o trampolim para indústrias inteiramente novas. Vamos dar uma olhada nos benefícios das redes 5G e como a tecnologia funciona.

 

O que é 5G?

A tecnologia de rede 5G é um serviço celular sem fio com a capacidade de transmitir dados em velocidades incrivelmente altas. 5G significa 5ª geração. Isso significa que não é uma tecnologia totalmente nova construída do zero, mas sim uma nova iteração do que era o 4G. As velocidades da rede 5G serão multigigabit. As estimativas dos maiores potenciais de pico da tecnologia chegam a cerca de 20 Gbps.

Ele também permitirá que as pessoas desfrutem de uma latência de rede sem fio de  1 ms ou menos . Isso significa que você poderá usar aplicativos com uso intenso de gráficos em tempo real na Web sem problemas de atraso. Será um divisor de águas para computação e jogos baseados em nuvem em particular. Não só as velocidades 5G são incríveis, mas as  quantidades de dados  que podem ser transmitidos sem fio também se expandirão graças às novas antenas em operação. Essas vantagens da rede 5G combinadas abrirão a possibilidade de gerar vários  novos aplicativos  que melhorarão a VR e a IA, permitirão automação avançada de fabricação e ajudarão os carros autônomos a se tornarem mais seguros.

Como funciona a cobertura de rede 5G?

A cobertura de rede sem fio funciona usando sites de células divididos em setores, que enviam dados utilizando ondas de rádio. A tecnologia 4G fornece a base necessária para a tecnologia 5G. No entanto, o 4G requer torres grandes e de alta potência para enviar sinais com sucesso em longas distâncias. As redes móveis 5G funcionam de maneira diferente – elas usam muitas estações de pequenas células com densidade muito maior. Tal método é necessário, pois a tecnologia 5G utiliza a faixa de espectro que varia de 30 a 300 GHz. Esses sinais só podem percorrer distâncias curtas e são suscetíveis à interferência de objetos físicos, bem como às condições climáticas. Dependendo da operadora, faixas de frequências mais baixas também podem ser usadas para aproveitar as redes previamente estabelecidas. Empregar 5G de baixa frequência tem a vantagem de percorrer longas distâncias,

Quando se trata de segurança de dados, as redes 5G são  motivo de preocupação  em alguns círculos. Os vastos recursos de velocidade de dados permitem que partes mal-intencionadas o usem para seus propósitos, por isso é vital pensar em proteção de dados adequada depois de ingressar no 5G.

Cinco principais fatos sobre a tecnologia 5G

1. Até o ano de 2024, cerca de  1,5 bilhão de  pessoas terão acesso ao 5G.

2. A China é líder em tecnologia 5G quando se trata de investir. Detém  49,4%  dos investimentos mundiais realizados em 2020.

3. De acordo com especialistas, o 5G não será apenas um aumento de velocidade, mas também alimentará uma revolução tecnológica para  a realidade aumentada e virtual .

4. As previsões estimam que os  investimentos em 5G  ultrapassarão 4G/LTE até 2022.

5. Os relatórios dizem que as redes 5G serão responsáveis ??por  35% de todo o tráfego móvel  até 2024.

 

Conclusão

Em suma, com o 5G, todos teremos a capacidade de desfrutar de uma nova era de conectividade web nos próximos anos. Haverá uma integração perfeita de dispositivos inteligentes, aplicativos de realidade virtual e aumentada, jogos e muito mais. É realmente um momento empolgante para estar vivo, pois ainda não podemos entender completamente os potenciais que as velocidades da rede 5G abrirão para desenvolvedores e fabricantes.

 

Para o usuário final, o 5G significará um grande avanço em termos de qualidade de vida no que se refere ao entretenimento, eficiência e integração de dispositivos inteligentes.

 

Fonte: https://www.sitepronews.com/


Bahia Tempo Real no ar