• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Educação 07/09/2021

SEC lança projeto ‘Fanfarra segura’ para fortalecer a arte musical nas escolas

SEC lança projeto ‘Fanfarra segura’ para fortalecer a arte musical nas escolas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, nesta terça-feira (7), data em que se comemora a Independência do Brasil, o projeto Fanfarra segura. A iniciativa visa fortalecer a arte musical no currículo escolar e reconhece a importância das fanfarras escolares para a formação da juventude baiana.

 

O projeto disponibiliza recursos, via Fundo de Assistência Educacional (FAED), no montante de R$ 1,8 milhão, para a manutenção e higienização dos equipamentos musicais. Mais cerca de R$ 4 milhões serão investidos na aquisição de 150 kits de fanfarras destinados às unidades escolares da rede estadual.

 

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, falou sobre o projeto. É importante reconhecer o papel das fanfarras para a formação cidadã, cultural e artística dos estudantes da rede estadual de ensino. Para além disso, um dos grandes desafios é identificar de que forma a prática das fanfarras pode consolidar o currículo escolar como um espaço de conhecimento e de fortalecimento das aprendizagens. Sendo assim, o projeto ‘Fanfarra segura’ é essencial para o desenvolvimento das fanfarras escolares.

 

As fanfarras escolares são uma das ações estratégicas da SEC, que visa contribuir para a efetivação da Lei n° 11.769/2008, como espaço e tempo de aprendizagens, através do ensino de instrumento individual e ou coletivo, das expressões artísticas, corporais, garantindo a permanência e a qualificando as aprendizagens. As fanfarras escolares fazem parte do calendário das comemorações cívicas, não apenas no 7 de setembro mas, também, em outras festas comemorativas, a exemplo 2 de Julho, que marca a Independência da Bahia.

 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado


Bahia Tempo Real no ar