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Negócios 29/07/2021

Ambev lança cerveja que não depende de produtos importados

Ambev lança cerveja que não depende de produtos importados

Até pouco tempo atrás, uma cerveja de qualidade certamente tinha em sua composição ingredientes importados. Mas isso pode mudar. A Ambev anunciou sua primeira cerveja feita apenas de produtos nacionais, e pretende vender o produto em larga escala. A marca se juntou à Lohn Bier, uma microcervejaria de Santa Catarina, para lançar a TodaNossa, que não depende de itens importados.

 

A apresentação do novo rótulo foi possível graças a um projeto de aceleração que fomenta a produção de ingredientes em solo brasileiro. Sua composição lúpulo, malte e levedura da região Sul do país.

 

A previsão da Ambev é que o envase da nova cerveja chegue à marca de dois mil litros em agosto. O foco da companhia é conquistar o mercado nacional nos próximos meses para começar a produzir em larga escala. O preço sugerido pela garrafa long neck de 355 ml é de R$ 15.

 

“Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados. Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra Catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces”, conta Richard Brighenti, cervejeiro,  sommelier e dono da Lohn Bier.

 

                                           

Todos os condimentos usados na receita da TodaNossa vêm das centenas de famílias catarinenses, que se dedicam ao cultivo das matérias-primas. Essa produção acontece porque dois pesquisadores brasileiros, René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho, em andanças pelo Sul, encontraram os itens em agriculturas familiares.

 

“A TodaNossa é fruto da colaboração de pesquisadores, malteiros, cervejeiros, produtores de lúpulo e cevada. Todas essas cervejas colaborativas que estão sendo criadas mostram que é possível, sim, produzir lúpulo e demais ingredientes de qualidade no Brasil”, afirma Felipe Sommer, coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, criado para fomentar o cultivo do lúpulo, por meio dos pequenos agricultores.

 

A comercialização da bebida vai ser feita exclusivamente pelo Empório da Cerveja, e-commerce da Ambev, e pela Cervejaria Lohn Bier, que mantém uma manufatura local na cidade de Lauro Muller, no interior de Santa Catarina.

 

Produção nacional

 

Embora o Brasil não tenha tradição em produzir rótulos que tenham apenas ingredientes nativos, a atividade cervejeira em solo nacional está a pleno vapor, como mostrou o Anuário da Cerveja de 2020, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Durante o ano, a pasta concedeu registro de produção para 1.383 empresas do país. As novas casas ficam principalmente na região Sul-Sudeste, que mantém concentração de 85% das cervejarias brasileiras, mas todos os estados têm fabricantes.

 

Em relação aos novos produtos, no ano passado, surgiram 8.459 rótulos nas prateleiras, um recuo de 14% em comparação aos resultados de 2019. Segundo o órgão, já são quase 34 mil produtos nacionais disponíveis aos consumidores.

 

Fonte: https://modaisemfoco.com.br/


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