• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Salvador 08/01/2021

Iluminação natalina começa a ser desmontada em Salvador

Iluminação natalina começa a ser desmontada em Salvador

Após 38 dias de funcionamento, a iluminação natalina da cidade começou a ser desmontada nesta quinta-feira (7). As lâmpadas e objetos decorativos que alegraram o natal dos soteropolitanos serão retirados até a próxima segunda-feira (11) pelos profissionais da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

 

Apenas a parte central da Vila da Esperança, no Campo Grande, que inclui a catedral e a árvore do caboclo, terá um prazo maior de até 20 dias  para ser desmontada. A previsão é que a Praça 2 de Julho seja reaberta na próxima segunda-feira e que sejam isoladas as partes que ainda estiverem sendo desmontadas.

 

Apenas no Campo Grande, mais de 1,7 milhão de lâmpadas foram espalhadas por toda a praça. A grande atração do local, que nesta edição foi batizado de Vila da Esperança, foi o túnel de luz sincronizado com canções natalinas, todo em LED, com 310 metros – um dos maiores do mundo neste gênero. Bem no meio da praça, a árvore de Natal também chamou a atenção, com seus 22 metros de altura.

 

Vila da Esperança – Por conta da pandemia da Covid-19, o número de visitantes da Vila da Esperança precisou ser limitado. Foram realizados 99.097 agendamentos, contemplando cerca de 160 mil pessoas para a visitação. As visitas foram agendadas por meio de site, que contou com quase 1 milhão de visualizações entre os dias 28 de novembro a 6 de janeiro.

 

A Dsip se programou para que a visitação fosse feita de maneira segura, sem riscos de aglomeração e de disseminação do coronavírus. Por esse motivo, o acesso ao local ocorreu apenas por agendamento. Também foram adotadas medidas como a reserva de horário preferencial para idosos e pessoas com deficiência; a utilização de totens de orientação quanto ao distanciamento e de álcool em gel; além do estabelecimento de tempo de permanência no local e ausência de comercialização de produtos.

 

A iluminação natalina também esteve presente em diversos pontos da cidade, levando palavras como paz, gratidão, felicidade e esperança como desejos para 2021. As peças foram vistas em locais como o Dique do Tororó, Baixa dos Sapateiros, Bonfim, Caminho de Areia, Rio Vermelho, Praça Municipal, avenidas Centenário e Afrânio Peixoto (Suburbana) e prédios como a Câmara de Vereadores, o Palácio Thomé de Souza e as Obras Sociais Irmã Dulce.

 

No natal de 2019, 1,3 milhão de pessoas visitaram o Campo Grande para conhecer a iluminação do local, que contou com diversas atrações, a exemplo da casa do Papai Noel, do globo de neve, da Vila Natalina e das apresentações musicais e artísticas. Salvador é uma das cidades que mais investiram em iluminação natalina no país e o resultado tem sido o encantamento de soteropolitanos e visitantes, que tiveram um pouco mais de alento neste período de enfrentamento ao novo coronavírus.

 

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/
Fotos: Max Haack/Secom


Bahia Tempo Real no ar