• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 29/09/2020

Gripários atenderam mais de 13 mil pessoas em Salvador

Gripários atenderam mais de 13 mil pessoas em Salvador

Apesar da queda nos internamentos de pacientes com o novo coronavírus, os seis gripários instalados pela Prefeitura durante a pandemia seguem em pleno funcionamento. No total, essas estruturas atenderam 13,8 mil pessoas desde que começaram a ser implantadas. O primeiro equipamento do tipo foi instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris há quatro meses, e já recebeu 6,3 mil pacientes. 

 

A estrutura que fica na UPA de Paripe recebeu 2,5 mil pacientes. O gripário da unidade de Pirajá/Santo Inácio contabilizou 2,6 mil. Na UPA de Valéria, 1,4 mil pessoas foram atendidas. O equipamento instalado no Pronto-Atendimento de Pau Miúdo recebeu 822 enfermos, enquanto na ilha de Bom Jesus dos Passos foram 110.

 

O coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ivan Paiva Filho, pontuou que, além de ter um papel importante no enfrentamento à pandemia da Covid-19, a instalação dos gripários desafogou e deu mais segurança ao atendimento realizado nas UPAs para as demais enfermidades relacionadas.

 

"Quando estava ocorrendo aumento do número de casos de Covid-19, houve uma diminuição do atendimento nas UPAs porque as pessoas tinham medo de buscar essas unidades por conta do risco de infecção pelo coronavírus. Com isso, tivemos um número de pessoas que complicaram seu quadro. Com a adoção dos protocolos de atendimento e com os seis gripários exclusivos para síndromes gripais, conseguimos não só atender os pacientes de Covid-19 e síndromes gripais em separado, mas também receber com segurança aqueles com outros problemas de saúde nas UPAs", explicou Paiva.

 

Os pacientes atendidos nos gripários têm acesso aos procedimentos já realizados nas UPAs, tais como exames de raio-x, laboratoriais e eletrocardiograma, além da atividade médica, de enfermagem e de farmácia. As unidades especializadas em atendimento a vítimas de gripes contam ainda com o suporte de ambulâncias durante 24 horas, para retaguarda de pacientes regulados.

 

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar