• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Mobilidade urbana 06/08/2019

Obras no Terminal Aeroporto vão permitir circulação de 200 mil usuários diariamente

Obras no Terminal Aeroporto vão permitir circulação de 200 mil usuários diariamente

As obras de ampliação do Terminal Aeroporto foram iniciadas no último sábado (3) e devem durar seis meses. Enquanto as intervenções são executadas, as linhas de ônibus que realizavam embarque e desembarque de passageiros na Plataforma A foram deslocadas para a Rua Gerino de Souza Filho, que fica atrás do terminal. Os serviços vão permitir a ampliação do número de baías de ônibus, que atualmente são 13 e comportam 36 linhas de coletivos. O número de usuários será ampliado dos atuais 100 mil para 200 mil diariamente.

 

Ao fim da obra, o equipamento terá 21 baías para receber mais de 50 linhas de ônibus entre metropolitanos e urbanos. O espaço de área construída irá saltar dos atuais 3 mil metros quadrados para 7,9 mil metros quadrados. A superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, sinaliza a necessidade do aumento na capacidade de atendimento à população.

 

“Essa obra prevê a ampliação para dar maior conforto à população, em especial aos passageiros metropolitanos. O terminal facilita a integração das linhas com o sistema do metrô. Com isso, teremos as 21 baías cobertas e a ampliação da área para os usuários e o comércio. Existe uma demanda das comunidades do entorno do terminal, como os moradores de Itinga, que nos solicitam a instalação de pontos comerciais nesta área, a exemplo de farmácias e lanchonetes”, explica Grace Gomes.

 

Ainda de acordo com a superintendente, um balcão de informações foi implantado para minimizar o impacto das obras, além de placas que sinalizam as mudanças e indicam a localização do novo ponto de embarque e desembarque da Plataforma A.

 

“Também faremos a retirada do monumento da entrada de Lauro de Freitas, porque o Terminal Aeroporto irá crescer até o limite entre Lauro de Freitas e Salvador. O monumento será instalado novamente no fim da obra. A plataforma A é justamente o espaço que será coberto e, por isso, realocamos o seu ponto de embarque e desembarque. Fizemos o estudo de impacto das obras e adotamos todas as medidas para que a população não seja prejudicada nesta fase”, acrescenta.

 

Para reforçar a segurança dos pedestres na área de travessia entre o Terminal e a rua Gerino de Souza Filho, uma lombofaixa foi implantada. Durante o período de obras, o funcionamento do terminal seguirá normalmente, das 4h45 à 1h da manhã.

 

O motorista Aildo Tavares faz a linha Vilas do Atlântico x Terminal Aeroporto diariamente e revela que a área do terminal já estava pequena para as manobras dos ônibus. “Tinha pontos aqui que ficavam expostos à chuva e todo mundo se molhava. Outro transtorno é quando a gente precisa estacionar e tem muitos ônibus. Com essa obra, a gente acredita que só tem a melhorar para todo mundo”.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br


Bahia Tempo Real no ar