• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 21/05/2019

Dor e depressão

Dor e depressão

A depressão é uma doença mental que surge por devido ao desequilíbrio na quantidade de neurotransmissores que atuam no cérebro, como a serotonina e a dopamina. Sua principal característica é a tristeza profunda sentida pelos pacientes, mas seu impacto vai muito além e envolve até mesmo sintomas físicos: muitas pessoas depressivas reclamam de dores físicas frequentes.

Depressão pode causar dor de cabeça e dor nas articulações

 “A depressão se manifesta com uma sobreposição de sintomas emocionais, cognitivos e físicos. Dores inespecíficas e não explicadas por outras condições médicas são uma das principais queixas de sintomas físicos nestes pacientes. Essa associação agrava tanto o quadro de dor quanto o quadro de depressão”, afirma o psiquiatra Giovani Missio.

 

“Em ambientes de atenção primária, as dores mais comuns apresentadas por pacientes são dor de cabeça, articular, abdominal e torácica”, explica o médico. Além disso, a doença também pode deixar o corpo extremamente cansado e fraco, com um estado constante de tensão na nuca e nos ombros.

 

Maioria dos pacientes com depressão sente dores físicas

Segundo o psiquiatra, cerca de 65% dos pacientes deprimidos se queixam de dores e 52% das pessoas com dores crônicas apresentam algum grau de depressão. Essa relação é bastante conhecida, mas as causas ainda são investigadas. A principal suspeita é que a dor física esteja ligada à inflamação dos neurônios e à capacidade de adaptação do sistema nervoso. 

 

O tratamento da depressão é importante para controlar o transtorno e interromper as dores físicas e outros sintomas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do paciente. Em geral, a dor é tratada com medicamentos para dores neuropáticas, aquelas ligadas a doenças do sistema nervoso central, como certos tipos de antidepressivos e anticonvulsivantes.

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar