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Mobilidade urbana 05/04/2019

Investimento em Mobilidade na Bahia é tamanho G

Investimento em Mobilidade na Bahia é tamanho G

Só uma estratégia governamental diferenciada e moderna – o Modelo Bahia de Gestão – pode explicar como o Estado pôde preservar o equilíbrio fiscal, ampliar os investimentos públicos e realizar a maior obra de mobilidade urbana já implantada na capital baiana, sintetizada na operação plena do sistema metroviário de Salvador, com duas linhas e 33 quilômetros de extensão. Entre as obras concluídas e em execução, cerca de R$ 10,3 bilhões foram investidos para alçar a primeira cidade do Brasil à terceira posição do país em extensão de rede metroviária, com 43 quilômetros de trilhos, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

O mega projeto de mobilidade urbana inova também quando coloca Salvador como uma das pouquíssimas metrópoles brasileiras que oferecem à população um metrô que chega até o aeroporto internacional. Uma integração feita no terminal de ônibus Aeroporto, que tem capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia, com 13 baias para ônibus e três plataformas para embarque e desembarque de passageiros, recepcionando até 91 ônibus por hora.

 

Ônibus do Governo do Estado integra Aeroporto e Metrô

Ônibus do Governo do Estado integra Aeroporto e Metrô

Mas a reconfiguração da cidade mais antiga do país não termina por aí. O novo cenário também é vivenciado por quem transita pelas novas avenidas transversais, pensadas como corredores estruturantes, que cortam a cidade de leste a oeste, interligando a orla atlântica da capital à orla do subúrbio ferroviário. Intervenções viárias que integram as regiões de Salvador, melhorando a circulação de veículos e simplificando os trajetos. Indo além, ainda promovem a interligação dos diversos modais, ônibus, metrô, VLT e bicicletas, em desenvolvimento urbano integrado sustentável e inclusivo.

 

LINHA AZUL E LINHA VERMELHA – Juntas, as vias somam 32 quilômetros de extensão, em um investimento da ordem de R$ 1,47 bilhão. Com trechos novos e duplicações, as obras incluíram pavimentação asfáltica e sistemas compostos por viadutos, elevados, túneis, pontes, acessibilidade e urbanismo.

 

A Linha Azul começa pela Avenida Pinto de Aguiar, Orla Atlântica, seguindo por 12 quilômetros, incluindo a Avenida Gal Costa, em breve duplicada, e a nova ligação entre os bairros de Pirajá e Lobato. Dividida em três faixas de tráfego em cada sentido, com pista dupla, que inclui um corredor exclusivo apto a operar o BRT (Bus Rapid Transit), além de quatro túneis, dos oito túneis previstos no projeto.

 

A Linha Vermelha tem 20 km de extensão no total e liga a orla atlântica, na altura de Piatã, com Paripe, pela BR-324. Inicialmente foi realizada a duplicação da Avenida Orlando Gomes até a Avenida Paralela, para depois seguir da Paralela até a Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), recebendo o nome de Avenida 29 de Março.

 

Nova Av. 29 de Março

Nova Av. 29 de Março

Em fase de finalização, prevista para abril deste ano, a Avenida 29 de Março receberá um trecho ligando a Estrada Velha à Via Regional. Uma terceira etapa inclui a duplicação desta via até o bairro de Águas Claras, seguida da quarta fase, de ligação de Águas Claras à BR-324. Esta última já em plena operação.

 

QUALIDADE DE VIDA – A rotina do baiano incorporou a vida sobre trilhos, um transporte mais rápido e menos poluente, que proporciona um ganho de qualidade de vida, com mais tempo para a família e o lazer. No metrô, cada trem é capaz de transportar mil passageiros por viagem. Atualmente são 32 trens em operação e oito à disposição ou em fase de testes. E já entram em curso as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O novo transporte que vai substituir e modernizar os atuais trens que ligam Paripe à Calçada.

 

O crescimento do sistema já está traçado e vai estender o transporte sobre trilhos em mais dez quilômetros. A meta é levar a Linha 1 do metrô até Águas Claras/Cajazeiras e a Linha 2 até Lauro de Freitas. A estrutura do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas contará com duas linhas, 42 km no total, e 23 estações e dez terminais de ônibus integrados. A expansão na Linha 1 prevê duas novas estações – Campinas e Águas Claras/Cajazeiras, esta última ligando à nova estação rodoviária, já projetada, com investimento previsto de R$ 120 milhões, a ser construída em três anos. Com capacidade para receber 39 mil usuários por dia, será ligada ao metrô e ao BRT – Bus Rapid Transit, novo sistema de transporte de massa com ônibus e via exclusiva, a ser construído na Avenida 29 de Março.

 

Fonte: http://modelobahiadegestao.com.br


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