• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 11/02/2019

Qual a importância de uma vida regrada para controlar o diabetes?

Qual a importância de uma vida regrada para controlar o diabetes?

O bom controle das glicemias é essencial para a prevenção das complicações do diabetes, então ter disciplina é fundamental para que o paciente se mantenha com boa saúde. Esse controle se dá não apenas a partir de uma alimentação adequada e da prática de exercícios físicos, mas também do uso de medicações.

“A manutenção de hábitos regulares facilita muito o tratamento, melhorando seus resultados. O diabetes tipo 2 é decorrente de uma combinação de defeitos na secreção e na ação da insulina. Hoje dispomos de medicamentos com diferentes mecanismos de ação, e, quando necessária, sua associação permite que os pontos deficientes sejam, pelo menos, parcialmente corrigidos”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Dieta e rotina de exercícios são essenciais para tratamento do diabetes

Os níveis glicêmicos sofrem influência direta da alimentação. Em especial, os carboidratos levam ao aumento da glicemia no sangue após as refeições. Além da ação direta na glicemia, o padrão alimentar influencia no peso corporal. “Sabemos que o excesso de peso, principalmente quando há acúmulo de gordura abdominal, interfere no metabolismo da glicose e favorece não só o aparecimento, como também o descontrole da doença. Deve-se dar preferência a uma dieta menos industrializada, rica em fibras e outros nutrientes”, recomenda Daniele.

 

A prática de exercícios físicos também tem importante papel no controle glicêmico. A adoção e manutenção da atividade física são essenciais para o manejo da glicemia e para a preservação de uma boa saúde em indivíduos com diabetes e pré-diabetes. “O exercício regular melhora a aptidão cardiovascular, força muscular e sensibilidade à insulina e contribui para a perda de peso e melhora do bem-estar”, afirma a endocrinologista.

Tratamento medicamentoso é fundamental para o controle do diabetes

O tratamento medicamentoso tem papel fundamental na manutenção de um bom controle glicêmico, mas para que seus efeitos ocorram dentro do esperado, as recomendações de uso devem ser respeitadas. “Devemos lembrar que o diabetes não tira férias, portanto, é essencial que o uso dos medicamentos seja contínuo. Também é importante evitar o tabagismo, que aumenta os riscos de complicações da doença, e controlar o consumo de bebidas alcoólicas”, conclui.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

 

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br/


Bahia Tempo Real no ar