• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Agronegócio 28/11/2018

Cozinha Show inicia atividades com culinária indígena

Cozinha Show inicia atividades com culinária indígena

A culinária indígena foi escolhida para dar início às atividades da Cozinha Show, nesta segunda-feira (26). O projeto integra a 9ª Feira Baiana de Agricultura Familiar, que acontece em paralelo à Feira Internacional de Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições, em Salvador, até o próximo domingo (2).

 

Aberto ao público, esta edição do projeto utiliza como temática cinco biomas brasileiros: a caatinga, o cerrado, a Mata Atlântica, o pampa e o Pantanal. Segundo o assessor técnico do Bahia Produtiva, Guilherme Souza, a Cozinha Show nasce com a vontade de oferecer ao público uma experiência inovadora. “Nós queremos que, além de comprar os produtos da agricultura familiar disponíveis na Feira, as pessoas entendam como utilizar esse alimento na sua totalidade. A gente promove a Cozinha Show para trazer sabores e saberes de povos quilombolas, de agricultor familiar aliado à uma gastronomia considerada refinada. É mais uma comprovação da qualidade dos produtos que temos aqui”, explicou.

 

A chef baiana Ieda Matos veio de São Paulo para ensinar a forma de preparo do bolo manauê e da bebida fermentada aluá. Natural de Utinga, na região da Chapada Diamantina, ela revelou que começou a cozinhar aos 16 anos, e que sempre se preocupou em aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer. “Eu trouxe para apresentar aqui um bolo de mandioca enrolado na folha de bananeira e uma bebida à base de rapadura, gengibre, milho roxo e abacaxi. Passei a minha vida inteira me alimentando do que a natureza oferecia e sempre trabalho com alimentos orgânicos e produzidos por pequenas cooperativas”.

 

Membro da tribo indígena Paiaiá, Edilene veio de Utinga para participar da atividade no espaço Cozinha Show e destacou as características da culinária do seu povo. “As pessoas têm a impressão de que a cultura indígena é estática, mas isso não é verdade. A nossa alimentação modificou muito porque não temos os mesmos recursos naturais disponíveis, que provocou muitas mudanças ao longo do tempo. É muito importante trazer essas experiências para pessoas que não conhecem a nossa realidade”.

 

Inscrições

 

As inscrições podem ser realizadas no próprio espaço da Cozinha Show, com limitação máxima de 40 pessoas por turno. As atividades são realizadas no período da manhã e da tarde. Confira a programação completa.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br


Bahia Tempo Real no ar