• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 08/10/2018

Quais são as principais complicações do diabetes?

Quais são as principais complicações do diabetes?

O diabetes é uma doença que exige tratamento constante para controlar os níveis de glicose no sangue, já que estes, quando muito elevados, podem resultar em complicações sérias para a saúde. Para evitar esses riscos, basta seguir corretamente as recomendações médicas, tanto na parte de remédios quanto na de hábitos cotidianos saudáveis.

 

Diabetes pode comprometer visão, atingir rins e dentes e causar infarto e AVC

Do ponto de vista dos pequenos vasos sanguíneos do organismo, o paciente com diabetes que controla mal o quadro pode desenvolver doenças chamadas de microvasculares “As principais são a retinopatia (acometimento dos olhos), nefropatia (comprometimento dos rins) e neuropatia, que levará à complicação dos membros inferiores, com dor e risco de lesões que podem ocasionar amputação”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.

 

Já em relação às complicações de grandes vasos (doenças macrovasculares), entram em cena problemas como infarto e acidente vascular cerebral. Pode haver ainda infecções, já que o açúcar em excesso no sangue tende a deixar as defesas do organismo mais frágeis; problemas dentários, com inflamação na gengiva e risco de perda de dentes; e até mesmo impotência.

 

Alimentação saudável e atividade física ajudam a controlar o diabetes

O controle adequado da glicemia ajudará a diminuir os riscos dessas complicações todas ocorrerem. E para isso é fundamental colocar o paciente dentro das metas estabelecidas. “Deve haver uma mudança no estilo de vida do paciente, com boa alimentação e atividade física, associada a medicações adequadas e individualizadas pelo médico assistente”, afirma Mariana.

 

Mesmo assim, um paciente que segue o tratamento adequado pode ainda ter complicações, pois outros fatores promovidos pelo diabetes, além do descontrole glicêmico e do tempo da doença, também contribuem para complicações. “A associação do diabetes com problemas como hipertensão arterial, obesidade e colesterol alto exemplificam isso”, acrescenta a médica.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

 

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar