• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Brasil 26/09/2018

Jovem de 23 anos é a primeira mulher a comandar helicóptero de ataque da FAB

Jovem de 23 anos é a primeira mulher a comandar helicóptero de ataque da FAB

Ela tem apenas 23 anos e já é capaz de comandar um helicóptero blindado de 12 toneladas e que dispara mísseis e foguetes. A tenente Vitória Bernal Cavalcanti saiu da casa dos pais, em São Paulo, há cinco anos e hoje vive em Porto Velho, onde faz parte do Esquadrão Poti e maneja a aeronave AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira.

"É uma honra e um privilégio fazer parte de um efetivo de pilotos reconhecidos nacional e internacionalmente pelo profissionalismo, pela determinação e pelo espírito aguerrido", afirma.

O gosto pelo voo nasceu quando criança. "Eu ficava extasiada quando via um avião e mais ainda quando via um helicóptero", lembra. Com o apoio dos pais, Vitória, que se formou na Academia da Força Aérea (AFA) em 2013, deixou a vida na capital paulista. "Nunca é fácil vê-los poucas vezes ao ano. A saudade é imensa."

                                Tenente Vitória Bernal Cavalcanti comanda a aeronave AH-2

 Uma das poucas mulheres que trabalham na FAB, Vitória diz que não há diferença de gênero

A jovem é a primeira aviadora do Esquadrão Poti, equipado com os helicópteros de ataque AH-2 Sabre. Para ela, é a realização de um sonho conduzir uma das aeronaves "top de linha" da FAB. "Sei que poucos no mundo têm esse privilégio e pretendo aproveitar o que puder", ressalta.

Hoje em dia, a tenente treina para atuar como POSA – Piloto Operador de Sistemas de Armas –, responsável por acionar o armamento do AH-2. Para Vitória, esse foi um dos desafios de sua carreira. "Confesso que foi mais difícil do que eu esperava, porque eu pilotava ano passado um helicóptero muito mais leve e simples. A gama de equipamentos eletrônicos e sistemas é enorme."

 

Fonte: https://ultimosegundo.ig.com.br/


Bahia Tempo Real no ar