• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Negócios 18/09/2018

BLACK FRIDAY

BLACK FRIDAY

A Black Friday (ou Sexta-feira Negra) foi criada nos Estados Unidos por volta de 1960 para representar as ações de venda realizadas após o Dia de Ação de Graças. A campanha é marcada por grandes promoções do varejo físico e online e acontece todos os anos na quarta sexta-feira de novembro – em 2018, a Black Friday será no dia 23/11.

Quando chegou ao Brasil, em 2010, a Black Friday enfrentou certo ceticismo e desconfiança por parte dos consumidores, mas esse cenário mudou com o passar das edições. Hoje, é possível afirmar que a Black Friday já se consagrou como a principal data do comércio eletrônico brasileiro. Prova disso é que o evento gerou uma receita de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce só em 2017 – alta de 10,3% em relação ao mesmo período de 2016.

O fim do imaginário negativo é decorrente de medidas focadas no aumento da confiança do público. Entre elas está a fiscalização feita pelos marketplaces e pelo Procon, que estipulam regras para as ofertas e punem ilegalidades. Outra ação de destaque é o Selo Black Friday Legal, que reconhece empresas com boa reputação de vendas.

A Black Friday é uma excelente chance das lojas aumentarem a receita, fazerem queima de estoque e conquistarem clientes. Mas por trás de apenas um dia ou semana de grandes promoções, a campanha exige meses de preparação e de ações pós-venda. O impacto é tão grande que a performance dos Correios só volta ao normal no início do ano seguinte, devido à alta demanda de envios e ao processo de logística reversa.

Se você ainda não está convencido de que a Black Friday é uma incrível oportunidade de melhorar o desempenho da sua loja, confira os dados a seguir:

A EXPECTATIVA É QUE O FATURAMENTO DA BLACK FRIDAY 2018 CHEGUE A R$ 53,5 milhões E QUE 60 milhões de brasileiros realizem compras online, de acordo com a Ebit

U M A P E S Q U I S A D O G O O G L E , R E A L I Z A D A PELA PROVOKERS EM 2017, APONTA QUE 71% dos entrevistados já compraram algum produto na Black Friday E QUE 68% pretendem comprar na próxima edição da campanha

s e g u n d o a E B I T , a s c a t e g o r i a s d e p r o d u t o s  c o m  m a i o r  v o l u m e de vendas na black friday de 2017 foram: 16% eletrodomésticos,  12% moda e acessórios,  12% telefonia/celulares,  10% perfumaria, cosméticos e saúde,  9% casa e decoração

Depois de ver essas informações, é impossível negar que a Black Friday é um bom negócio, não é mesmo? Porém, é fundamental que os lojistas compreendam a grande responsabilidade que está atrelada à campanha: ela é o momento mais importante do e-commerce e, por tal razão, exige um planejamento antecipado e cuidadoso. Para ajudar você a se preparar para a data, nós explicamos no capítulo a seguir como é a rotina de treinamento de um campeão dos marketplaces.

 

Fonte: olist.com


Bahia Tempo Real no ar