• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Agronegócio 04/09/2018

Índices de Vegetação

Índices de Vegetação

Há hoje, dezenas de Índices de Vegetação listados e estudados, mas entre todos, o NDVI e NDRE se destacam.

O que são os índices de vegetação?

Os Índices de Vegetação são modelos matemáticos desenvolvidos para avaliar a cobertura vegetal e diagnosticar: índices de área foliar, biomassa, porcentagem de cobertura do solo, atividade fotossintética e produtividade, entre outros.

 

Em linhas gerais, os Índices de Vegetação (I.V), são frutos de uma equação matemática que, no caso do NDVI e NDRE, calculam a diferença normalizada das bandas Infravermelho próximo, se NDVI; e Infravermelho próximo e Red Edge, se NDRE.

 

A planta pode ter três reações perante a radiação eletromagnética: Absorção, Transmitância ou Reflectância.

 

Dependendo do estágio em que a planta se encontra, ela terá uma resposta de reflectância diferente em cada estado de saúde ou sanidade. Essa resposta também será diferente quanto as bandas multiespectrais.

 

Essa resposta então é quantificada em números pelos sensores multiespectrais que após o processamento das imagens possibilita uma visão geral da real atividade fotossintética da planta ao todo do talhão.

 

Como são obtidas?

São obtidas através de câmeras profissionais específicas para isso. Essas câmera capturam as bandas de cores visíveis (Red, Green e Blue), e também a banda do Infravermelho. Existe hoje no mercado uma nova tecnologia de câmeras que nos trazem uma banda muito específica, chamada de RedEdge, ou banda do vermelho próximo. E é a que trabalhamos para gerar nosso I.V., o NDRE.

 

Essas imagens multiespectrais são capturadas em escala de cinza.  Câmeras com um obturador para todas as bandas podem gerar um sinal x ruído, e têm a característica de não serem eficientes. Já a câmeras profissionais, como as da Micasense, possuem obturadores independentes para cada banda. Gerando uma imagem para cada uma delas.

 

Todo esse processo serve para se ter uma análise completa de como está a estado da vegetação, pois muitas vezes existem pragas, doenças e nível de fertilidade que estão afetando a planta, mas ela ainda não demonstra sintomaticamente.

 

Quando se percebe o dano, isso já se espalhou e gerou um dano econômico. Ao utilizar um Índice de Vegetação para tomada de decisões, principalmente utilizando o sensor RedEdge, é possível ver o estado interior da planta, verificar a taxa fotossintética, e possíveis alterações, permitindo uma visão estratégica sazonal, aplicação do manejo adequado.

 

Quais os índices de vegetação existentes?

Existem mais de 50 índices de vegetação e para cada finalidade existe uma equação e o mais usado para saber o estado da planta é o NDVI e NDRE.

 

O NDVI é provindo da equação de diferenciação normalizada entre a banda infravermelha e vermelho e o NDRE, e é calculado em cima da diferença normalização da equação do infravermelho próximo e do Vermelho (Red).

 

Agora quando é aplicado o NDRE, o utilizamos para plantas de porte alto e que tem um dossel completo, uma planta que estará num estágio de precocidade perto da maturidade fisiológica. E com uma relação de albedo alta. Equacionando portanto a diferença normalizada do Infravermelho próximo com o RedEdge.

 

Em modo geral, a principal diferença de uso é essa: o dossel de plantas e qual albedo será utilizado.

 

Entenda mais sobre os índices de vegetação NDVI e NDRE!

 

Produtividade e Sustentabilidade

 

O método convencional de análise do estado da cultura, é na base do “olho” e da contagem. Existe toda uma metodologia para isso, conforme descrito nos manuais de MIP alguém, geralmente o “pragueiro” da propriedade, vai até as áreas e pontua manualmente calculando uma média da interferência e isso não representa a área total.

 

Quando se trabalha com índice de vegetação através de câmeras multiespectrais, é possível quantificar isso, analisar sua severidade e avanço, possibilitando a aplicação em taxa variável a partir do produto gerado, controlando essas aplicações. Isso tudo entra nos dois módulos mais discutidos atualmente: a lucratividade e a sustentabilidade.

 

Isso porque, você estará atingindo diretamente e pontualmente o alvo, corrigindo as doses para as zonas de necessidade, sem acarretar em desperdícios, evitando os efeitos posteriores, como resistência de pragas e doenças, salinidade de solo, etc.

 

Por isso é importante ter uma visão estratégica para aplicar nos lugares certos e no momento certo.

 

O sucesso de lavoura, depende da estratégia imposta e do conhecimento dos estágios vegetativos.

 

Sabemos que para produzir grãos, primeiro uma planta precisa produzir folhas, pois todo processo reprodutivo dela, depende do Índice de Área Foliar (IAF), e com o Índice de Vegetação conseguimos analisar cada pixel gerado, de forma que ao interpretarmos o produto, conseguirmos melhorar e otimizar a tomada de decisão.

 

Fonte: http://blog.mapearcomdrones.com.br
Por: William Asaph Yanraphel


Bahia Tempo Real no ar