• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 21/08/2018

Que medidas são importantes para controlar o diabetes gestacional?

Que medidas são importantes para controlar o diabetes gestacional?

O diabetes gestacional (DMG) é um tipo específico da doença, diagnosticado quando se detecta a intolerância à glicose de qualquer grau pela primeira vez durante a gravidez. Geralmente, o diagnóstico é feito logo na primeira consulta do pré-natal com a dosagem da glicemia de jejum ou por meio do teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.

 

Mudanças na alimentação fazem parte do tratamento do diabetes gestacional

 

Para controlar o diabetes gestacional, é importante readequar a alimentação com o objetivo de permitir o ganho de peso de forma adequada, associando as refeições a um bom controle glicêmico. “O valor calórico da dieta deve ser individualizado de acordo com o peso inicial e com o ganho de peso na gestação”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

 

As gestantes podem utilizar algumas tabelas que classificam os alimentos de acordo com o índice glicêmico, que mede a velocidade e a magnitude em que determinado carboidrato eleva a quantidade de açúcar no sangue. “Podemos citar arroz integral, aveia e amendoim como de baixo índice glicêmico, enquanto arroz branco, biscoito de água e sal e chocolate são alimentos com alto índice”, exemplifica Daniele.

 

Atividade física e insulina ajudam a controlar o diabetes durante a gravidez

 

De forma geral, os doces são considerados alimentos com alto índice glicêmico, já que elevam o açúcar no sangue de forma rápida e intensa. Os alimentos com baixo índice glicêmico, por outro lado, aumentam os níveis da glicose sanguínea de forma mais lenta e branda e são os mais recomendados para as mulheres grávidas pela profissional.

 

Outras formas de controle do diabetes gestacional incluem a prática de atividade física, que deve levar em conta as indicações e contraindicações obstétricas, e o monitoramento frequente das glicemias. “O tratamento farmacológico, em geral com insulina e podendo recorrer a medicamentos de uso oral, em alguns casos, pode ser indicado de acordo com os níveis glicêmicos”, destaca a médica.

 

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

 

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br


Bahia Tempo Real no ar